Pitaia, mais do que cor e forma!

                A Pitaia ainda é uma fruta praticamente desconhecida, mas já existe em alguns nichos de mercado, a exemplo do Europeu de frutas exóticas. Outros países como o Vietnam, Colômbia, México, Costa Rica e Nicarágua comercializam internamente suas produções, assim como exportam. Apesar da fruta ser pouco conhecida, ela possui singularidades e compõe a dieta de muitos povos, inclusive aqui no Brasil em algumas poucas regiões. O cultivo dessa exótica frutífera está sendo feito nas regiões do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil. É importante agradecermos ao produtor Vladimir Moraes (Socorro-SP), pois foi ele que gentilmente nos forneceu mudas para iniciarmos este trabalho, e dele tem surgido trabalhos científicos e de extensão. É uma cultura que pode ser alternativa viável de diversificação de propriedades agrícolas, tornando-se uma fonte de renda do produtor.

Pesquisa personalizada

 

SEMINÁRIO SOBRE A CULTURA DA PITAIA

 

Perguntas

Data: 23/02/2017

De: Rogério Barbosa

Assunto: Formação das flores

Boa tarde, tenho 4 mudas e 3 delas estão acontecendo um problema na formação das flores. Quando chegam a um certo tamanho, antes de abrir, elas amarelam, secam e caem. Isso é normal? Uma das mudas ainda não deu flor.

Data: 21/03/2017

De: Lankinha

Assunto: Re:Formação das flores

Olá Rogério!
Esse também é um problema ocasionado por diferentes causas. Pode desequilibrio nutricional, pragas e até alguma doença. Para tentar resolver recomenda-se fazer análise de solo para saber qual(ais) nutriente(s) em falta ou excesso, para posterior correção. Alguns insetos (notadamente a Abelha Irapuá "abelha cachorro") podem danificar a flor e, fisiologicamente a planta aborta antes da bertura das mesmas.
Atenciosamente, Lankinha

Data: 22/02/2017

De: Eduardo

Assunto: Fruto parte (racha a casca) antes de madurar..

Tenho alguns pés de Pitaya que já estão produzindo, só que antes de madurar totalmente a casca (Racha) dando para ver o Polpa dentro, oque será que pode ser...Fico no aguardo com uma possível ajuda..

Data: 21/03/2017

De: Lankinha

Assunto: Re:Fruto parte (racha a casca) antes de madurar..

Olá Eduardo!
Ainda estamos em fase inicial com as pesquisas com relação à nutrição da Pitaia. Podemos fazer algumas inferências quanto ao seu problema. Vamos formular duas hipóteses: a) pode de ser tenha havido uma seca, ou ausência de irrigação por um período maior, ocorreu a floração e frutificação e na época do crescimento e desenvolvimento da fruta houve irrigação ou chuva, então o crescimento foi muito rápido, resultando nesse problema. b) talvez a nutrição (adubação) não esteja adequada e alguns elementos estão em falta, como exemplo boro, zinco ou o próprio calcio. A ausência desses elementos podem ocasionar a rachadura da casca da fruta.
Enfim, seria necessário fazer uma análise de macros e micronutrientes para tirar as dúvidas.
Atenciosamente, Lankinha

Data: 04/04/2017

De: Eduardo

Assunto: Re:Re:Fruto parte (racha a casca) antes de madurar..

Muito obrigado pelas dicas ajudaram bastante.
Att Eduardo.

Data: 09/06/2017

De: Equipe Pitaya-Pitaia

Assunto: Re:Fruto parte (racha a casca) antes de madurar..

Essas rachadura podem ser em função de oscilação hídrica no solo.

Itens: 11 - 16 de 474
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Novo comentário