Perguntas frequentes
As pitaias florescem mas os frutos não vingam, o que pode estar acontecendo?
Vários fatores interferem no florescimento e frutificação da pitaia, a exemplo de luminosidade, adubação, irrigação e aspecto fitossanitário.
No entanto, mesmo esses fatores estando em níveis adequados, é necessário ter no pomar plantas diferentes geneticamente, ou seja, diferentes clones ou diferentes espécies de pitaia, para que o ocorra a polinização cruzada e consequentemente o vingamento dos frutos.
A abertura da flor da pitaia dura apenas uma noite, se não houver polinização nesse período, não ocorre produção de frutos.
Na natureza os polinizadores de pitaia são mariposas e morcegos.
Se não ocorrer visitas desses agentes no pomar é recomendado que o produtor faça a polinização manual.
Foto de botão amarelo após a abertura floral, indício de não polinização
Posso propagar a pitaia por sementes?
A forma de propagação mais indicada é a vegetativa, através de estacas. Estacas são segmentos do caule, conhecido como cladódio.
Se utilizar a propagação por sementes, além da planta originada não ser idêntica à planta-mãe, pode demorar 7 anos para iniciar o florescimento.
Por estaquia a planta será idêntica à planta-mãe e já produz no primeiro ano de cultivo.
Foto - Mudas de pitaia obtidas por estaquia
Quais são os tipos de pitaia?
Existe grande variabilidade entre as espécies quanto ao tamanho e coloração das frutas, sendo que, em Hylocereus polyrhizus, as frutas apresentam coloração vermelha tanto na casca quanto na polpa, e em Hylocereus undatus, apresentam coloração vermelha na casca e branca na polpa. Em Selenicereus megalanthus, conhecida como pitaya colombiana ou pitaia amarela, a polpa é esbranquiçada, e externamente a fruta tem coloração amarela, e em Selenicereus setaceus (pitaia-do-cerrado ou saborosa) a casca é vermelha e a polpa esbranquiçada – como a Hylocereus undatus –, porém a fruta é de tamanho menor, com sabor mais adocicado, e apresenta espinhos.
Como implantar a pitaia no campo?
Elaboramos um boletim técnico para auxiliar na implantação da pitaia.
Para acessá-lo clique na figura abaixo: